Balão Intragástrico
O que é Balão Intragástrico?
Pode aplicar-se em qualquer caso de excesso de peso?
A aplicação indiscriminada do balão intragástrico não é recomendada, pois envolve certos riscos. Só é aconselhável se houver uma falha repetitiva nos tratamentos dietéticos, farmacológicos e na modificação de comportamento. Nesta situação, o balão intragástrico pode ajudar a quebrar o círculo vicioso de uma pessoa incapaz de manter um regime contínuo.
O que pode causar problemas no Balão Intragástrico?
A aplicação de um balão intragástrico é uma técnica delicada e o paciente deve conhecer bem os possíveis riscos, complicações e/ou problemas que este envolve:
a) Problemas na introdução ou remoção, lesões esofágicas ou gástricas.
b) Desconforto pela presença do balão intragástrico no primeiro dia após a sua introdução, caracterizada por dor no estômago, náuseas e vômitos frequentes. Recentemente foi aplicado um Protocolo terapêutico para minimizar estes inconvenientes.
c) Ao longo do tempo, o balão intragástrico pode ser esvaziado (romper). Por este motivo é importante que ele não permaneça mais de 6 meses dentro do organismo. Os sintomas de esvaziamento incluem urina azul e, excepcionalmente, dor de estômago, náuseas e vômitos.
d) Pode desenvolver gastrite ou úlcera do estômago. Deve ser rotineiramente prescrito um protetor gástrico.
Como que o Balão Intragástrico funcionar e faz perder peso?
O sucesso da técnica do balão intragástrico dependerá, em pelo menos 50% dos casos, da dieta que o paciente seguir e da sua tolerância ao procedimento nos meses que se seguirem à introdução. O objetivo está estimado em fazer o paciente perder cerca de 20% do seu peso em 6 meses. Como resultado, são reduzidos todos os riscos para a saúde decorrentes da obesidade, especialmente a hipertensão, dislipidemia e o diabetes. Se o paciente quiser perder mais peso será menos difícil tolerar uma dieta de baixas calorias. Em princípio, recomenda-se 800 a 1000 calorias durante o primeiro mês e cerca de 1200 calorias depois disso.
Colocação e retirada do balão Orbera
Tratamento de 6 meses
Tratamento de 12 meses
Ficou com dúvidas?
Clique aqui e baixe o arquivo com as informações sobre o Balão Intragástrico.
ENDEREÇO
CONTATO
©2022 – AW Gastro Saúde. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela 041 Agência Criativa.