Cápsula Endoscópica

O que é Cápsula Endoscópica?

A cápsula endoscópica é um método videoendoscópico que permite o exame do revestimento interno (mucosa) da porção média do trato gastrointestinal, que inclui as três partes do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).

A principal indicação é o sangramento intestinal, cuja causa não tenha sido detectada pelos exames endoscópicos convencionais como endoscopia e colonoscopia. Outra indicação é a anemia de origem desconhecida, tumores do intestino delgado, doença inflamatória intestinal e pólipos intestinais.

Como é realizado o exame?

A videoendoscopia via Cápsula Endoscópica é um procedimento não invasivo, simples e indolor. O médico entrega ao paciente uma cápsula com cerca de 2,5 cm, dentro da qual existe uma micro-câmera que, ao percorrer o caminho do alimento pelo aparelho digestivo, irá registrar imagens. Estas imagens serão enviadas e ficarão armazenadas em um pequeno aparelho gravador que o paciente levará em um colete junto ao seu corpo.

Preparo

Agendamento de consulta com o médico que irá realizar o exame antes da realização do procedimento, para informar tudo o que se fizer necessário.
Jejum de aproximadamente 12 horas antes de ingerir a cápsula para que se criem melhores condições de visualização. O médico irá informar o momento de se iniciar o jejum. A partir de então, o médico decidirá se será necessário o uso de laxativos antes do procedimento do exame.

Procedimentos

A equipe médica coloca o colete receptor no paciente.
A cápsula é ingerida com um pouco de água e passa a percorrer naturalmente o tubo digestivo, transmitindo imagens para o colete captador.
Geralmente, o paciente poderá se alimentar normalmente 4 horas após a ingestão da cápsula.
O exame termina aproximadamente 8 horas após a ingestão da cápsula.
O paciente deverá evitar neste período atividades físicas vigorosas como correr ou pular. Também após a ingestão da cápsula e até ela ser eliminada, deverá se manter afastado de qualquer aparelho de ressonância nuclear magnética.
Ao final do exame o colete é retirado.

Após o exame

Retirado o colete, o paciente é liberado.
As imagens gravadas são descarregadas em uma estação de trabalho para que o médico as examine.

Fale conosco agora!
Precisa de ajuda? Fale conosco