Manometria Esofágica

O que é a Manometria Esofágica?

O exame de manometria esofágica consiste em avaliar o funcionamento do esôfago, ou seja, verificar sua contração e relaxamento durante a ingestão de água por meio da análise das pressões exercidas na sonda pelo órgão. Esse diagnóstico é extremamente importante para o paciente que apresenta sintomas de refluxo, pois as alterações no funcionamento do esfíncter podem facilitar o refluxo gastro-esofágico. A realização desse exame em uma situação pré-operatória garante um procedimento com maior acurácia. O exame é realizado a partir de uma sonda siliconada que é introduzida pela narina, após a aplicação de um anestésico local, sendo conectada a um equipamento que perfunde água destilada pelos seus canais, gerando gráficos pelas pressões exercidas pelo esôfago.

A duração é de aproximadamente 10 minutos a partir do momento que introduzimos a sonda no paciente. O processo inteiro tem a duração de 20 minutos aproximadamente.

O paciente geralmente apresenta leve náusea durante a introdução da sonda, porém esse procedimento conta com diversas intervenções de enfermagem para proporcionar menor desconforto possível, amenizando os sintomas e garantindo a melhor acurácia do exame e a satisfação do paciente.

Como é realizado o exame?

A manometria esofágica é realizada com o paciente acordado, pois é necessário sua colaboração ativa.

A passagem da sonda é feita com o paciente sentado, sem necessidade de remoção de próteses dentárias.

Aplica-se gel anestésico na narina que estiver desobstruída e na orofaringe e pede-se para que o paciente inspire o gel, com o objetivo de anestesiar o trajeto a ser percorrido pela sonda.

A sonda é introduzida lentamente na narina que foi anestesiada e quando sentimos que está na faringe posterior pedimos que o paciente flexione o pescoço para frente, para facilitar a entrada da sonda no esôfago.

Após a introdução da sonda, o paciente fala e respira normalmente.

O paciente é colocado em decúbito dorsal horizontal (deitado).

O exame tem duração de 10 a 15 minutos.

Após a realização do exame o paciente pode voltar às suas atividades normalmente.

Dúvidas Frequentes

Estou gripada, mesmo assim posso realizar o exame?
R: Sim, a coriza não impede a realização do exame.

O exame dói?
R: Não, o exame não tem a característica de ser dolorido.

Estou com dor de garganta, posso realizar o exame?
R: Sim, a sonda não irá lesionar ou piorar a inflamação da garganta, o que pode acontecer é a mesma ficar, durante alguns minutos, mais irritada devido a permanência na garganta.

Não consegui manter o jejum e me alimentei há algumas horas, vou poder realizar o exame?
R: Não, o exame terá que ser remarcado e deve-se manter o jejum durante o período estabelecido.

Fale conosco agora!
Precisa de ajuda? Fale conosco