O que é Retossigmoidoscopia Flexível?
A retossigmoidoscopia flexível permite ao médico examinar por vídeo-endoscopia a mucosa do reto e de uma porção do cólon (intestino grosso).
Indicações
- Dor ou distensão abdominal;
- Diarréias crônicas;
- Obstipação crônica;
- Alteração repentina dos hábitos intestinais, tais como afilamentos das fezes, fezes mal-formadas;
- Mucorréia (saída de muco nas fezes);
- Sangramentos anais, inclusive em portadores de doença hemorroidária (hemorróidas), para exclusão de outras patologias que podem cursar com perdas de sangue;
- Pesquisa de anemias;
- Pesquisa de sangue oculto nas fezes;
- Prevenção do câncer do reto e cólon esquerdo;
- Antecedentes familiares de câncer colo-retal, polipose gastro-intestinal ou câncer de mama;
- Alguns tipos de tratamento tais como retiradas de pólipos, cauterização de lesões vasculares, colites actínicas (por radioterapia), dilatações de estreitamentos, retiradas de corpos estranhos, etc;
- Controle evolutivo de algumas patologias como retocolites;
- Estadiamento em casos de câncer colo-retal;
- Seguimento pós operatório em casos de colectomias à esquerda.
Preparo
Agendamento de consulta com o médico que irá realizar o exame antes da realização do procedimento, para informar tudo o que se fizer necessário. Jejum de aproximadamente 12 horas antes de ingerir a cápsula para que se criem melhores condições de visualização. O médico irá informar o momento de se iniciar o jejum. A partir de então, o médico decidirá se será necessário o uso de laxativos antes do procedimento do exame.
Como o exame é realizado?
Após a limpeza retal com a utilização de laxativos, o cólon estará limpo, sem resíduos fecais e pronto para ser examinado.
Na recepção o paciente receberá uma ficha de avaliação pré-endoscópica que deverá ser preenchida e assinada antes do exame.
Um equipamento flexível é introduzido através do canal anal e avalia toda a mucosa do reto e do cólon sigmóide, podendo chegar até a porção final do cólon descendente (cerca de 40 a 50 cm de intestino grosso).
O exame é realizado sob anestesia local, sendo normalmente indolor.